Acessibilidade: A+ A() A-

 Notícias  Fique por dentro das novidades na CAESA

No Dia Mundial da Água, Caesa orienta estudantes sobre consumo consciente

Por: Cassio Albuquerque - 27/03/2018 - 10:10:57

Estudantes também conheceram como funciona o sistema de tratamento de água da Caesa

Estudantes também conheceram como funciona o sistema de tratamento de água da Caesa

Indispensável no dia a dia e importante para o desenvolvimento econômico, a água deve ser utilizada de maneira racional, evitando o desperdício. No dia em que se celebra o Dia Mundial da Água, o assunto foi abordado com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança, durante a programação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo foi fazer com que a comunidade escolar passe a incluir na rotina hábitos para economizar água.

Por meio de palestra, os alunos receberam orientações de como evitar o mau uso da água, com atividades domésticas e maus hábitos. O gerente de Meio Ambiente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Anderson Vasconcelos, fez referência à data e deu dicas importantes para combater o desperdício e até garantir economia na conta de água.

"É importante checar se há vazamentos na tubulação ou torneiras gotejando, pois podem gastar cerca de 50 litros de água por dia. Fechar a torneira ao lavar louças, escovar os dentes, evitar banhos demorados e usar vassouras ao invés de mangueira para limpar a área, são mudanças de hábito. Simples e muito eficazes contra o desperdício", orientou Vasconcelos.

Além da palestra, estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de tratamento de água realizado pela companhia e os projetos sociais alternativos, disponibilizados pela Caesa às comunidades ribeirinhas, para o tratamento de água. O tema foi tratado de forma simples e didática, estimulando os alunos que participam da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que levará para Brasília, os melhores projetos sustentáveis.

A Conferência tem como tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas". De acordo com a professora Léa Augusta da Silva, da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seed), é uma estratégia para mobilizar adolescentes e jovens à reflexão e estimular a propor alternativas para melhorar a realidade em que vivem, fortalecendo a cidadania ambiental.

“É uma ação que envolve 73 mil escolas de todo país, e no Amapá mais de 100 unidades da rede estadual estão participando e desenvolvendo atividades com a elaboração e apresentação de projetos socioambientais inovadores”, explicou a professora que faz parte da Comissão Organizadora Estadual da conferência.

Foi o que Vinicius Negreiros, 11 anos, fez. Com a ajuda de professores, elaborou um projeto para reaproveitar água da máquina de lavar roupas, que é um dos aparelhos que mais consomem e desperdiçam o produto em uma residência. Elaborou um recipiente que armazena a água do enxague para o reuso para a próxima lavagem ou para a limpeza de quintais, calçadas e regar plantas. “Temos que fazer a nossa parte e cuidar do ambiente em que vivemos, seja através de experiências ou de mudança de comportamentos em nossa própria casa”, disse o pequeno estudante.

A Caesa prosseguirá com a programação dedicada à semana em que se comemora o Dia Mundial da Água com ações educativas sobre o uso consciente da água no Conjunto Habitacional Macapaba, no período de 2 a 6 de abril, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Amapá