Monday, 03 de February de 2020 - 09:57h
Ensino modular: professores aprendem alternativas de tratamento de água
Orientações foram repassadas nesta segunda-feira, 3, aos profissionais que muitas vezes atuam em comunidades sem o produto potável.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Encontro reuniu profissionais da educação e técnicos da Caesa.

Para melhorar o acesso à água potável, professores do ensino modular da rede estadual que atuam em comunidades rurais aprenderam nesta segunda-feira, 3, alternativas de tratamento do produto para o consumo. A capacitação ocorreu em Macapá.

Em algumas comunidades mais afastadas dos centros urbanos não há vendas de água mineral, bem como água encanada para filtrar. Pensando nesse desafio foi realizada a Jornada Pedagógica do Ensino Modular, na sede do Sebrae.

Durante o evento, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) apresentou um kit domiciliar de tratamento que é feito artesanalmente, utilizando uma caixa d’água conectado a uma torneira.

De acordo com o técnico da Caesa, Reginaldo Leal, o material pode ser transportado para as comunidades rurais e tratado com sulfato alumínio líquido, cal e hipoclorito de sódio. O processo para torná-la potável dura cerca de duas horas.

“O kit domiciliar é uma alternativa. Ao invés do professor levar vários galões de água mineral, que é trabalhoso e a água acaba logo, pode levar essa ferramenta e tratar a água da comunidade”, reforçou.

O técnico também esclareceu que ferver a água antes de consumir também é uma opção.

“A água fervida tem gosto ruim, porque ela perde oxigênio. Então, após fervê-la, é necessário mexê-la de uma vasilha para outra, para retomar o oxigênio. Assim ela volta ao normal”, continuou.

Como participante da capacitação, o professor Tarcísio Galeano aproveitou o momento para tirar dúvidas de como aproveitar mais a água e preservar a saúde.

“Só quem viaja para o interior sabe as dificuldades para obter água tratada para beber. É bom termos essas informações”, disse.

Ação de saúde

Além da palestra, houve também vacinação para gripe, aferição de pressão, dinâmica de acolhimento, orientações sobre o atendimento do transporte escolar e escuta ativa de propostas para melhoria dos serviços na comunidade.

O coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller, reforçou que a programação foi pensada em conjunto com os professores do modular para que os encontros sejam mais produtivos.

“O tratamento da água era uma dúvida dos nossos professores, por isso trouxemos a Caesa para nos orientar profissionalmente. E a participação dos professores foi massiva", frisou.

Ensino modular

O Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some) atende aproximadamente 560 comunidades, em 15 municípios do Amapá. Os estudantes têm aulas presenciais em quatro módulos, com 50 dias letivos cada, para desenvolver o conteúdo programático, avaliações. Ao fim de cada módulo há três dias para recuperação, se necessitar.

O Some tem 461 professores, sendo 327 do Ensino Fundamental II e 134 do Ensino Médio.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá